domingo, 31 de julho de 2011

Rosemaling

Nos últimos dias a Noruega está nos noticiários, infelizmente por tristes razões. Mas este país tem uma cultura rica, inclusive na pintura decorativa.

O Rosemaling apareceu primeiro nas igrejas medievais e, gradualmente, foi difundido em todas as áreas rurais do sul da Noruega. Até então, as casas eram aquecidas com fogo aceso no centro da casa e um buraco no topo do telhado para a fumaça sair, o que resultava num ambiente escuro e encardido. A partir do momento que passaram a usar lareira com chaminé nas laterais das casas, estas passaram a ser muito mais limpas e claras. Estavam prontas as condições para o surgimento da decoração.

Como na Noruega os invernos são longos e rigorosos, a dedicação das pessoas à pintura era grande. Paredes, tetos, móveis e objetos, tudo podia ser pintado, e assim os ambientes se tornavam muito mais alegres e aconchegantes.

Naquela época as áreas eram remotas e as viagens raras e esta é uma das principais razões porque cada região tem um estilo diferente. Os mais conhecidos são: Rogaland, Hallingdal, Telemark, Valdres e Gudbrandsdal. Na verdade existem mais de cem estilos diferentes e cada um recebe o nome do condado correspondente.




Peças pintadas no estilo Telemark

Se quiser saber mais um pouquinho sobre esta pintura, já sabe, é só dar uma olhada no site www.malerhaus.com.br, certo?

Abraços

Sonia Schlee


Nenhum comentário:

Postar um comentário